5 Coisas Que Devemos Aprender Com Os Budistas



Gostei tanto da ideia do post cinco-licoes-com-justin-bieber, que resolví dar continuidade. Agora, aprenderemos com os budistas!

Desde sempre eu acredito que todo mundo sempre tem algo a nos ensinar. Basta que sejamos humildes o suficiente para não jugar e condenar as verdades alheias e estajamos dispostos a aprender, assim como uma criança. O budismo, que não é considerado uma religião e sim um "caminho" para a "elevação espiritual" sempre me impressionou pela sabedoria e mansidão de seus praticantes.


A seguir, uma lista de 5 coisas que todos nós podemos e devemos aprender com os budistas:


  • Budistas são zen - Eles tem o excelente hábito de parar e meditar. Nossas mentes precisam de pausas durante o dia. A correrria do dia-a-dia no trabalho, na escola, etc, muitas vezes nos deixa estressados e mentalmente cansados. Assim como nosso corpo precisa de descanso, nossa mente também! E os budistas são especialistas na arte da meditação e do descanso da mente.
  • Budistas são estudiosos - Os budistas em geral são muito dedicados nos estudos. Estudam as leis da natureza, medicina, biologia, filosofia, história etc. Se você conhecer algum mestre budista, ficará espantado com sua sabedoria e conhecimento. Imagina se os crentes fossem assim, hein? Os púpitos de nosso país estão cheios de pessoas sem o mínimo de noção e total despreparo. Ninguém precisa de um mestrado em teologia pra usar o púlpito, mas o mínimo de coerência é sempre bem vindo.
  • Budistas são Pacíficos - Não respondem à violência com violência. Eu e milhões de pessoas ficamos muito trsites e sensibilizados com a causa dos tibetanos que sofreram horríveis massacres por parte dos colonizadores chineses. O que eles faziam pra se defender? Saiam com armas nas ruas fazendo guerra? Não! Protestavam de forma pacífica, mesmo assim, foram massacrados pela ditadura chinesa. Algo muito triste.
  • Budistas são moderados - Um dos seus princípios é a moderação. Aprendem que uma vida moderada é a chave para se livrar dos desejos, que é a causa das dores. Uma vida equilibrada e moderada é extremamente importante. Posso, com muita tristeza, dizer que moderação é uma virtude quase extinta no meio evangélico. Fazer o que? As pessoas julgam um bom sermão na igreja baseado na quantidade de gritos do pastor, em vez da qualidade e relevância do ensinamento.
  • Budistas são disciplinados - Eles são treinados para aprender a serem disciplinados. A disciplina ou a falta dela, faz muita diferença em nossas vidas. Uma pessoa disciplinada, com certeza tem muito mais chances ter sucesso em qualquer área.

Comentários