Os meus pais viveram em uma época em que o conceito de namoro era bem diferente do meu: o casal de namorados limitava-se a pegar na mão e sentar junto no sofá, ou nem isso. Namorava-se na casa dos pais. Na minha época, isso já era diferente... E hoje o conceito secular de namoro é bem mais liberal.
Basta prestar atenção às propagandas referentes ao Dia dos Namorados para perceber que a ênfase recai no sexo. Para a sociedade moderna, namoro sem sexo não é namoro. Vivemos em um mundo em que a relação sexual pode "rolar" até no primeiro encontro!
Era comum, antes, os rapazes pedirem ao pai da moça para namorá-la. Agora, tudo se resolve entre eles mesmos, sem que a família saiba. É claro que os jovens sempre querem independência, liberdade, mas o extremismo, quer de uma, quer de outra parte, é perigoso.
Não defendo o namoro de antigamente, pois vivemos uma outra realidade, em que os valores mudaram, e algumas adaptações são inevitáveis. Mas defender ou praticar o tipo de relacionamento aceito pelos jovens do mundo é candidatar-se ao inferno (Tg 4.4; Ap 21.8).
Como o jovem cristão deve encarar o namoro? Quando maduro, preparado para um relacionamento sério, deve encará-lo com responsabilidade, observando que a palavra "amor" não está contida em "namoro" por acaso. O namoro verdadeiro deve ser vivido por pessoas que se amam, e não por aquelas que têm atrações passageiras.
A finalidade do namoro é proporcionar um maior conhecimento mútuo. Namorar é assumir uma relação fixa diante da família, dos amigos e dos colegas de escola. É ter compromisso, fidelidade, companheirismo. O namoro deve ter como objetivo o casamento. Esse é o conceito cristão, que difere em "gênero, número e grau" do secular.
Parabéns pela perfeita avaliação sobre esse tema!
ResponderExcluirObrigado... Continue comentando e compartilhando.
Excluirmuuito boa a abordagem do tema.. vou até usar seu texto para palestras para crismandos =D
ResponderExcluirObrigado... Continue comentando e compartilhando.
Excluiré deste tipo de teorema que nós jevens precisamos,as vezes pensamos oque xta a se viver nos ultimo dia é normal mais com este conteudo acho que onsegui tirar um peso muito grande na mente pois tambem sou de opiniao que tudo na vida tem uma finalidade e a finalidade do namoro nao é mais se o casamento
ResponderExcluirObrigado... Continue comentando e compartilhando.
Excluir