Na Índia há dois milhões e meio de mulheres trabalhando na indústria do sexo e cerca de 500.000 são menores de 16 anos – crianças. Os governos local e nacional fazem pouco para combater o crescente risco de uma epidemia de AIDS em grande escala.
Estive em Sonagachi - o maior distrito da luz vermelha de Calcutá (Kolkata). Este território imoral e ilegal está entre os mais repulsivos de toda a Ásia. Em Sonagachi, as vielas estreitas e lotadas, ladeadas de pequenos apartamentos e lojas de esquina formam um labirinto desconcertante e apavorante. The buildings lean into the street, the roads are crowded, it's hot. 9000 women, many of them trafficked into the country from Bangladesh or Nepal, work in Sonagachi.
A maioria das moradoras deste pequeno bairro são prostitutas e muitas delas são vítimas do tráfico vindas de países vizinhos como Bangladesh e Nepal.
As prostitutas são socialmente rejeitadas e a prostituição é ilegal, o que torna as mulheres em Sonagachi extremamente suscetíveis à extorsão, chantagem, estupro ou assassinato por parte de bandidos locais, cafetões e policiais. Uma prostituta não pode ser punida por seu trabalho no interior das instalações de sua casa, mas pode ser presa por solicitação dos clientes. Na realidade, a polícia prende as prostitutas à vontade, muitas vezes aceitam o dinheiro como um suborno ou impõem uma quantia substancial de fiança.
Sonagachi é um lugar duro, esquecido durante o dia, mas lembrado a noite pela Índia, por Calcutá, por milhares e milhares de homens que vêm para a área pagar R$ 0,50 por uma dose de sexo e voltar para suas vidas, como se nada tivesse acontecido. But things are happening. Mas as coisas estão acontecendo.
Deus mora em Sonagachi. Missionários, vindos do mundo todo, pousam nesse campo que, sem exagero algum, pode-se dizer que está pronto para a ceifa. Amigos de Deus encarnam e vivem esse ambiente sem repulsa. Abandonam o conforto de suas casas, línguas e costumes para se derramar, como oferta a Deus, sobre Sonagachi. Adoecem para que elas tenham a oportunidade de experimentar saúde, empobrecem para que elas “enriqueçam”.
Deus mora em Sonagachi. Sabe como eu sei? Eu vi. Vi o seu amor calado, mas vigoroso esgueirando-se pelas inúmeras vielas e corredores com a mão estendida na direção de mulheres e crianças que desejam ardentemente sair daquela vida (ou melhor, morte). Eu vi.
Pr. Isaias Pereira da Silva
Pastor Senior da Igreja Batista da Paz de Cuiabá
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu Comentário...