Você está apaixonado?


Eu sei que a vontade de namorar, nessa fase, é muito grande. De repente você nota que algo estranho está acontecendo. Sente que parte de seu coração não é mais seu, não é mesmo? Você começa a pensar demais em alguém e percebe que está sofrendo do mal mal? que a maior parte dos seres humanos sofre, a paixão!
Quem já ficou apaixonado sabe: o mundo muda, as percepções a respeito da pessoa amada são exageradas sempre para o bem, é claro e algumas alterações físicas são facilmente percebidas, tudo por conta da paixão.
É comum o apaixonado ficar instável, mal-humorado, ansioso. agressivo e sem apetite. Ele costuma esquecer-se de tudo e perder o sono. Concentrar-se nas coisas que não têm relação com o ser ama­do e desejado é quase impossível.
A resposta para essas mudanças involuntárias está no funciona­mento do próprio organismo. Sem que se tome consciência disso, quem está apaixonado libera neurotransmissores a maior parte deles estimulantes para o corpo todo. Essas substâncias causam aquelas sensações tão características, como batimentos cardíacos acelerados, mãos suadas, pernas bambas, além dos famosos apertos no peito e um certo nó na garganta.
Uma dessas substâncias, a dopamina, é liberada principalmente quando você se encontra com a pessoa amada. Daí aquela euforia, o sentimento de estar nas nuvens e a famosa ansiedade. Algumas pessoas mais sensíveis podem até ter febre, falta de apetite e insônia quando distante do ser querido.
Você deve estar se perguntando: "A paixão é uma doença?" Claro que não! Mas tenha cuidado. A pessoa apaixonada pode fazer coisas momentâneas, como prometer o que não cumprirá. É sempre bom esperar passar os primeiros meses, aqueles em que o "fogo da pai­xão" está bem alto, para ter uma definição melhor acerca da pessoa amada.
Quer saber de uma coisa? A paixão sempre acaba! Por isso, para construir um relacionamento sólido, é preciso amar de verdade (1 Co 13-4-6). Um namoro cujo elemento principal é a paixão dura pouco. "Amor e paixão não são a mesma coisa?" Não.
Embora a paixão quase sempre surja primeiro como uma neces­sidade da natureza humana ela se dá por meio de algum tipo de vínculo afetivo: uma atração física ou visual, uma admiração, etc. o amor é superior, pois valoriza o ser humano como pessoa.
Caso você esteja dominado por uma paixão a ponto de perder o sono, ore a Deus para que lhe dê a mesma tranqüilidade do salmista Davi: "Quando me deito, durmo em paz..." (Sl 4.8, Bíblia na Lin­guagem de Hoje)
Gostou deste capítulo? Espero que sim. No próximo, as coisas vão esquentar um pouquinho, e abordarei mais diretamente o namoro. Não podemos deixar passar essa oportunidade de conversarmos so­bre isso. Você deve estar com uma dúvida... Se o namoro é para pessoas maduras, e o "ficar" é perigoso, o que fazer? Veja no Próximo Post Vlw. 

Comentários

  1. GLÓRIA A DEUS POR ESSE POST!E POR QUEM O ESCREVEU! QUE POSSAMOS SEMPRE OLHAR PRO ALTO PARA TOMARMOS AS DECISOES DA VIDA! OBRIGADO POR ESTE POST EDIFICANTE

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, é o que realmente acontece, fora que para pessoa apaixonada,ninguém tem mais valor do que à pessoa pela qual se está apaixonada. Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu Comentário...