Tatuagem deixou de ser considerado sinal de rebeldia e vandalismo, e hoje é considerado expressão cultural e arte. É uma das formas de modificar o corpo mais cultuadas e admiradas.
O GERAÇÃO RENOVADA Conversou com o Pastor Henrique (34), que é do Ministério Ecoar do Rio de Janeiro, ele tem varias tatuagens: na perna, ombro, e nas costas com um desenho da visão do Livro de Ezequiel, com os quatro seres viventes, que sem modéstia ele diz que é “lindão”. Pra conversar sobre tattoo, ninguém melhor do que alguém que as tenha e seja grande fã dessa arte.
Ele já começa definindo o que pensa sobre tattoo: “tatuagem é um estilo de vida, um adorno, uma parada que você faz pra você mesmo. Apenas isso. Hoje em dia virou um modismo, mas é algo muito particular”.
Geração Renovada: No mundo profissional, as pessoas ainda tem muito preconceito com tatuagens?
GR: Alguns pastores afirmam que tatuagem é coisa do demônio, alegando que é biblicamente proibido marcar o corpo. O que você acha sobre isso?
Pr. Henrique: “Na verdade a Bíblia não diz nada. Tanto os legalistas que são radicalmente contra tatuagem, quanto os liberais extremistas, tentam forçar a barra utilizando textos ao pé da letra, sem levar em consideração o contexto.”
GR: O principal texto usado contra tatuagens é Levitico 19:28: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor”
Pr. Henrique: “Esse texto refere-se, tanto a fazer lacerações quanto a imprimir marcas, e é especifico sobre o culto aos mortos. Creio eu que nem todos fazem tatuagem em referência a adoração de mortos, não dá para generalizar. Sê dermos sequencia neste mesmo texto diz que para não cortarmos o cabelo. Precisamos analisar o texto.”
GR: Um dos preconceitos contra tattoo, é que muitos não consideram arte, mas vandalismo e expressão de rebeldia etc. Tatoo pode ser considerado uma arte? e os tatuadores, artistas?
Pr. Henrique: “A motivação para os cultuadores dessa arte é pelo fato de a tatuagem ser uma obra de arte viva e temporal tanto quanto a vida. Os tatuadores são artistas. Tatuar não é moda nem rebeldia, é gostar de arte a ponto de introduzi-la na pele, se você encarar o tatuador como um artista e sua pele como uma tela.”
Pr. Henrique: “Cada um precisa assumir a responsabilidade por suas ações, levando em conta não apenas estes textos bíblicos, mas também toda a mensagem do evangelho. Sabendo que cada um prestará contas pessoalmente ao próprio Deus. Conheço alguns que fizeram para se auto afirmarem em seu grupo. E acabaram se arrependendo, chegando muitas vezes a cobrirem de preto a tatuagem ou arrancarem com bisturi, como aconteceu com um amigo.”
GR: Quais foram suas motivações para fazer suas tatuagens?
Pr. Henrique: “Os desenhos que tenho em minha perna são em referência a minha esposa e filha (Eliane e Helena). As costas são em referência a este texto (Ezequiel) que passou a fazer parte da minha vida. Esta tattoo está baseada na Bíblia no livro de Apocalipse, capítulo 4, versículo 7 que diz: ‘Um dos seres era semelhante a um leão, outro a um boi, o terceiro tem face de ser humano e o último parece uma águia’. Quatro seres tão diferentes , tão distintos um do outro: um leão selvagem, um boi domesticado, um ser humano e suas possibilidades, potencialidades e expectativas, e uma águia que altaneira e livremente voa.”
GR: O que você aconselharia a quem tem vontade fazer tatuagem?
Pr. Henrique: “Na dúvida, NÃO FAÇA! mas se quiserem realmente fazer, procurem um profissional competente. A Bíblia diz em Romanos 14:23 que tudo o que não provém da Fé é pecado. Analisar, estudar e meditar sobre o desenho e a motivação que está te levando a desenhar o seu corpo é algo muito saudável.”
Tauagem é arte. Veja algumas fotos de tattoos e me diga se alguém poderia fazer isso se não fosse um artista de verdade.
Gente! O Pastor explicou tudo da melhor forma possível! Sou crente tenho 5 tatuagens e concordo com ele em tudo!
ResponderExcluirParabens!