Série: Falando de Amor #01


“Ainda encontro a fórmula do amor!” - já era o anseio do Leoni e é o meu, e tem que ser o seu também. Já dizia o Oficina g3: “temos que aprender o que é o amor a cada dia”. Mas é difícil não? O amor requer tantas coisas.


O amor não é simplesmente um sentimento, ele é renúncia, ele é escolha, ele é uma ação. Quando leio 1 Coríntios 13 algo me constrange, pois sei que não é esse amor que tenho vivido.
O Amor nos capacita agir ao invés de reagir (O amor é muito paciente v.4). E tantas vezes temos feito o contrário não é? Seja com nossos pais, irmãos, amigos, namorado, esposa, a situação tem se repetido independente da pessoa. O amor não age por impulso. AMAR significa ficar em silêncio quando falar significa se colocar no nível de insensatez alheia. AMAR significa ter sensatez o suficiente e perceber a hora certa de conversar. Porque não com mansidão dizer: “Vamos continuar essa conversa em um outro momento? Estamos um pouco alterados”? AMAR significa não avaliar uma pessoa pela primeira impressão, nem pela segunda.

O amor enfeita a vida com gentileza (O amor é bondoso v.4). O AMOR dá atenção, demonstra apreciação, comunica encorajamento, é gentil, trata bem. O AMOR vê valor em qualquer pessoa, e nos capacita a amá-las mais do que elas merecem. Só o AMOR vindo de um Deus amoroso nos capacita a isso.

Pequenos gestos mostram bondade. Aprenda o nome das pessoas e as chame pelo nome, isso pode ser importante para alguém. Quando for falar com alguém, converse olhando nos olhos e com um sorriso. Ao invés de dizer “Obrigado”, acrescente um “Deus abençoe”. E mais, faça com que as pessoas percebam o valor que elas tem.

O amor nos faz enxergar como realmente somos (O amor é humilde v.4) Ser o número 1 é pequeno demais para ser grande nesse mundo. É simples de entender como o amor é humilde... temos nosso lugar no mundo, e ele não é nem abaixo nem acima. Temos que reconhecer nossos limites e dependências. Quando você não souber de algo, diga com humildade às pessoas a sua volta: “Eu não sei, poderiam me ajudar?”. Quando errar, reconheça e peça perdão. O amor é isso. O amor é humilde.

O fato é que temos muito o que aprender sobre o amor. Nem todos os estudos do mundo relacionados a 1 Coríntios 13 poderiam nos fazer compreender a grandeza do amor, pois o verdadeiro amor só encontramos em Deus.

Que Ele nos capacite a vivê-lo.

God Bless!

@CamilaZaponi

Comentários